BIO

Mateus Brandão, 32 anos

Natural de Santa Maria da Feira

Arquitecto e líder Nomad

Signo: Aquário






O 'bichinho' das viagens começou muito cedo.
Não sabe precisar bem quando, mas pressente que tal advém do facto dos seus país o terem levado a Lisboa de comboio tinha ainda 15 dias de vida... Daí talvez também a paixão pelos comboios.
Faz-se sócio da Associação Portuguesa dos Amigos do Caminho-de-Ferro em 2008.
Já percorreu todas as linhas do país e elege o Douro e o Tua como as mais belas.
Em 2010, deslocou-se propositadamente à Holanda para ver uma exposição de comboios Reais...

Herdou do pai o gosto pelo campismo e a vida ao ar livre, tendo inclusive sido escuteiro durante vários anos.
Caminhadas e tenda montada são agora um verdadeiro passatempo, o qual concilia sempre que possível com as viagens de comboio.
Em 2009 resolve descer o rio Paiva a pé desde a nascente até à foz e percebe que afinal, quer é descer o país de norte a sul... 

A sua primeira viagem em solitário foi por Espanha, onde se apaixonou pelo mítico Sud Express.
No ano seguinte embarca nesse mesmo comboio para um InterRail por terras de leste - Polónia, Hungria e Republica Checa.
Em 2007 e 2008 visita a Roménia, a Bulgária, a Finlândia e os países do Báltico. Sempre de mochila às costas e recorrendo ao comboio como meio preferencial de deslocação.

Em 2009 parte novamente sozinho, desta vez para Marrocos.
Em 3 semanas descobre agradavelmente que é praticamente impossível andar sozinho em  viagem.

Finalmente em 2011, parte para a sua grande aventura: ligar por via terrestre e recorrendo sempre que possível ao comboio, o ponto mais norte da Europa ao mais sul de África.
Durante 7 meses percorreu mais de 20 países em 3 continentes.
Tendo começado na Noruega, atravessou a Finlândia, os 3 países do Báltico, deu um salto à Polónia, demorou-se na Ucrânia e parou na Bulgária e na Turquia antes de perceber que não conseguiria entrar na Síria. Seguiu pelo Chipre, foi a Israel, à Jordânia e ao Egipto. Cruzou o Sudão, a Etiópia, o Quénia, a Tanzânia, a Zâmbia e a Namíbia antes de tudo terminar na África do Sul.
Durante a viagem colaborou com o site 'Alma de Viajante' e com a revista 'Outras Coordenadas'.

Não contente, quando regressou embrenhou-se em novo projecto: unir a pé e em 11 semanas, os cinco pontos mais extremos de Portugal, na companhia do irmão e com o intuito de procurar trabalho.


Em 2014 toma parte da equipa da Nomad - evasão e expedições, liderando viagens de aventura onde o comboio é o elemento chave da própria viagem. Lidera o mítico Expresso do Oriente entre Viena e Istambul, e o carismático Transiberiano entre Moscovo e Pequim.

Um ano antes, edita o seu primeiro livro - DESTINO: SUL - e apresenta a exposição fotográfica com o mesmo nome, ambos testemunhas dessa longa jornada entre a Noruega e a África do Sul, que havia empreendido em 2011/2012.

Diz regressar sempre mais rico do que quando parte e com o seu mapa de amizades cada vez mais alargado.
 


Adora um bom vinho e uma boa receita alentejana...